home l contato  
   
   
   
   
  alter do chão e nobres  
  lençóis, delta e jeri  
  chap. veadeiros e jalapão  
     
 

Fecha Bodegas Expedições na Chapada dos Veadeiros/GO e Jalapão/TO

Para visualizar as fotos e os vídeos da expedição acesse Multimidia.

* Ao passar o mouse sobre o link, aguarde a imagem carregar.

A expedição Fecha Bodegas partiu de Matão/SP no dia 15/04/2010 à noite, pernoitando em Uberaba/MG, no Uberaba Apart Hotel. No dia seguinte partimos para Alto Paraíso de Goiás/GO, onde nos hospedamos na Pousada Caminho das Cachoeiras, situada no Povoado de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Com apenas dois dias para conhecer os atrativos da Chapada dos Veadeiros, visitamos a Fazenda São Bento, onde foi possível passar pela tirolesa de 850 metros e nas Cachoeiras Almécegas. Antes de partir para o próximo passeio, paramos no Restaurante do Seu Valdomiro para almoçar, saboreando a Matula, especialidade da casa. Finalizamos o dia no Vale da Lua, um dos lugares mais visitados na Chapada dos Veadeiros.

No dia 18/04, último dia na Chapada dos Veadeiros, partimos para uma caminhada de cerca de 10 km no Parque Nacional, onde conhecemos o Canyon II e as Cachoeiras Cariocas, sempre orientado pelo guia, obrigatório para entrar no Parque.

No dia seguinte seguimos para Ponte Alta do Tocantins/TO, porta de entrada para o Parque Estadual do Jalapão, onde nos hospedamos na Pousada Águas do Jalapão.

No dia 20/04 visitamos o Morro da Pedra Furada, possibilitando a visualização da Arara Azul, seguimos até o final do roteiro para conhecer a Cachoeira da Fumaça, banhada pelo Rio Balsas, onde foi possível entrar atrás da queda d`agua da cachoeira. Retornamos visitando a Passagem do Soninho, a Cachoeira do Soninho, o Talhado do Brejo do Boi e a Cachoeira do Pau D`Arco.

Retornamos para Ponte Alta, onde no dia 21/04 partimos em direção à Mateiros/TO, conhecendo o Canyon da Sussuapara, a Cachoeira do Lajeado, com dificuldades para chegar até o local com os veículos, a Cachoeira do Brejo da Cama, a Cachoeira da Velha e a Praia do Rio Novo. Continuamos sentido a cidade de Mateiros/TO, onde avistamos o Morro do Sacatrapo antes de chegar nas Dunas, onde foi possível deslumbrar o pôr do sol e curtir uma música tocada pelo nosso amigo Mariani.

Seguimos para Mateiros/TO e nos hospedamos na Pousada Panela de Ferro. A cidade possui poucos recursos, principalmente no que se refere a alimentação. Nos dois dias de estadia na cidade, encontramos no açougue o abate de um gado, o que nos proporcionou realizar um churrasco na pousada.

No dia 22/04 seguimos ao Povoado Mumbuca, onde fizemos algumas compras dos artesanatos de capim dourado. Com um guia mirim do Povoado Mumbuca, nos deslocamos ao Encontro das Águas, onde as águas quentes e transparentes do Rio Formiga encontra o Rio Sono. Aproveitamos para conhecer o Fervedouro, situado ao lado do Encontro das Águas. Este atrativo ainda não possui nome, mas costumam chamá-lo de Fervedouro do Mumbuca.

Seguimos para um dos locais mais lindos do Jalapão, a Cachoeira da Formiga, águas transparentes esverdeada com o fundo de areia. Ao retornar à Pousada em Mateiros, ainda foi possível ver o pôr do sol entre os morros da região.

No dia 23/04 partimos de Mateiros/TO sentido à Ponte Alta do Tocantins/TO, passando pela Serra do Espírito Santo e Fazenda Progresso, local com praias e set das filmagens do programa norte-americado Survivor. Aproveitamos para almoçar no Camping e Restaurante do Seu Antonio, que fica na própria fazenda, as margens da praia. No final da tarde seguimos para o Morro Dedo de Deus e finalizamos com o pôr do sol no Mirante.

No Jalapão percorremos cerca de 900 km, o período de chuva é de outubro a abril, neste último mês não choveu, por este motivo as estradas arenosas e com pedras possuiam buracos.

No dia 24/04 partimos de Ponte Alta do Tocantins/TO sentido à Anápolis/GO, onde pernoitamos no Itamaraty Hotel. No dia seguinte, para finalizar esta maravilhosa viagem visitamos a Base Aérea Militar de Anápolis antes de retornar à Matão/SP.