home l contato  
   
   
   
   
  alter do chão e nobres  
  lençóis, delta e jeri  
  chap. veadeiros e jalapão  
     
 

Fecha Bodegas Expedições em Alter do Chão/PA e Nobres/MT

Para visualizar as fotos e os vídeos da expedição acesse Multimidia.

* Ao passar o mouse sobre o link, aguarde a imagem carregar.

O Fecha Bodegas iniciou a expedição no dia 07/09/2012, partindo de Matão/SP. Hospedamos no Serras Hotel , em Rondonópolis/MT. No sábado, passamos pela Chapada dos Guimarães/MT e seguimos para Guarantã do Norte/MT, onde pernoitamos no Sedna Palace Hotel. No domingo, entramos no estado do Pará pela Rod. BR 163 (Cuiabá/Santarém) e percorremos 730 km, sendo 340 km de estrada de terra até Itaituba/PA, onde atravessamos o Rio Tapajós de balsa e nos hospedamos no Hotel Apiacás.

No dia 10/09/2012 (segunda-feira), atravessamos a balsa sentido a Santarém/PA pela Rod. BR 230 (Transamazônica), em Rurópolis/PA entramos novamente na Rod. BR 163 (Cuiabá/Santarém) até Belterra/PA, 40 km antes de Santarém. Neste percurso, percorremos 310 km, sendo 160 km de estrada de terra. Em Belterra passamos a tarde na Praia de Pindobal, nas margens do Rio Tapajós. Seguimos 7 km pela estrada de terra até Alter do Chão, distrito de Santarém, onde ficamos hospedados no Beloalter Hotel.

Na terça-feira seguimos de carro para a Praia Ponta de Pedras, após o almoço conhecemos o encontro dos Rios Amazonas e Tapajós, em Santarém. No final da tarde nos deslocamos para a Praia do Amor, em Alter do Chão.

No dia 12/09/2012 (quarta-feira) alugamos um barco com o navegador e guia Junior, atravessamos o Rio Tapajós até o Canal do Jari, visitamos a casa do Seu Dilson e avistamos alguns animais da flora local. No retorno, paramos novamente na Praia Ponta de Pedras para almoçar, em seguida visitamos o Lago Tapori e no retorno a Praia Ponta do Cururu.

No dia seguinte seguimos de barco até a comunidade de Jamaraquá, onde caminhamos 7,2 km pela Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, onde está localizada a enorme árvore Samaúma. No período da tarde fizemos um passeio de canoa nos igapós próximo a comunidade.

Na sexta-feira, novamente atravessamos de barco o Rio Tapajós até o Rio Arapiuns, onde está localizada a comunidade de Coróca e a Praia de Ponta Grande.

No sábado realizamos um churrasco no hotel, a beira do Rio Tapajós, em seguida fomos a Praia do Amor.

No dia 16/09/2012 (domingo), iniciamos o retorno da expedição. Depois de Rurópolis, na Rod. BR 263 (Transamazônica), pegamos 50 km de estrada de terra para visitarmos a cidade de Fordlândia, conhecida pelo projeto de Henry Ford para a plantação de seringueira nos anos 20 do século passado. Pernoitamos na cidade de Novo Progresso/PA.

Na segunda-feira, continuamos a viagem de retorno e pernoitamos em Nova Mutum-MT.

No dia seguinte, seguimos para Nobres/MT, no distrito de Bom Jardim, região que está localizado os atrativos turísticos. No local, fizemos flutuação no Áquario Encantado, Rio Salobras e Cachoeira Serra Azul. Nos hospedamos na Pousada Rota das Águas.

No dia 19/09/2012 (quarta-feira), pernoitamos em Chapadão do Sul/MS. Na quinta-feira, retornamos à Matão/SP.

No total foram percorridos 6.345 km, passando pelo interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.