home l contato  
   
   
   
   
  alter do chão e nobres  
  lençóis, delta e jeri  
  chap. veadeiros e jalapão  
     
 

Fecha Bodegas Expedições nos Lençóis Maranhenses/MA, Delta do Parnaíba/PI e Jericoacoara/CE

Para visualizar as fotos e os vídeos da expedição acesse Multimidia.

* Ao passar o mouse sobre o link, aguarde a imagem carregar.

Para realizar a expedição foi preciso preparar a caminhonete Hilux com a instalação do snorkel e do guincho para transpor os obstáculos do percurso.

O Fecha Bodegas iniciou a expedição no dia 27/08/2011, partindo de Matão/SP. No mesmo dia, nos hospedamos na Pousada das Palmeiras, em Posse/GO. No domingo, seguimos para Floriano/PI, pernoitamos no Hotel Rio Parnaíba. Na segunda-feira partimos para Barreirinhas/MA, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, onde ficamos hospedados no Resort Lençóis Maranhenses.

No dia 30/08/2011 (terça-feira), atravessamos de balsa o Rio Preguiças em direção ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, nos grandes lençóis, visitamos a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul e Lagoa do Peixe. Retornamos ao veículo e almoçamos no Restaurante da Graça. Após o almoço, percorremos cerca de 40 minutos de veículo para visitar a Lagoa Bonita e Lagoa do Clone. No final da tarde observamos o pôr-do-sol nas dunas.

No dia seguinte, descemos o Rio Preguiças de lancha rápida em direção aos pequenos lençóis, povoados que pertencem a Barreirinhas/MA. A primeira parada foi nas dunas de Vassouras. Seguimos para Mandacaru para visitar o farol, que possui o mesmo nome do povoado. A última parada foi em Caburé, passamos a tarde no local, de quadriciclo seguimos até o encontro do Rio Preguiças com o Oceano Atlântico. No retorno, almoçamos no Restaurante Lua Cheia, propriedade do Barroso.

No último dia de permanência nos Lençóis, partimos para o povoado de Atins, passando com o veículo por dunas e a beira mar. Como acontece em toda a área do Parque, existe um perímetro para trafegar com o veículo. Tivemos que caminhar cerca de 6 km ida e volta até a Lagoa Verde. No retorno almoçamos no Restaurante da Dona Luzia, sem dúvida o melhor camarão da viagem.

No dia 02/09/2011 (sexta-feira), atravessamos os Lençóis passando por Paulino Neves/MA sentido a Parnaíba/PI, onde nos hospedamos no Delta Park Hotel. No período da tarde, conhecemos parte dos 66 km do litoral piauíense, como as praias de Atalaia e do Coqueiro.

No sábado, fizemos um passeio de lancha rápida pelo Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, como também é conhecido. Saímos do Porto dos Tatus, passando pelo Igarapé dos Periquitos, Ilha dos Poldros, onde o Rio Parnaíba encontra o Oceano Atlântico e a Ilha das Canárias, parada para o almoço no Restaurante dos Passáros, propriedade do Seu Osvaldo. No retorno à Parnaíba/PI, ainda passamos pela Praia Pedra de Sal e o Porto das Barcas.

No dia 04/09/2011 (domingo), seguimos para o Ceará. Em Camocim/CE atravessamos de balsa o Rio Acaraú. Seguimos de veículo a beira mar e pelas dunas passando pela Lagoa da Tatajuba. No caminho mais uma balsa, a do Rio Guriú. No final da tarde chegamos em Jericoacoara/CE, distrito de Jijoca de Jericoacoara, onde nos hospedamos na Pousada Capitão Thomaz.

Na segunda-feira conhecemos a Praia do Preá, Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. No final da tarde nos reuniamos no bar da Pousada Capitão Thomaz, na Praia de Jericoacoara.

Na terça-feira caminhamos a beira mar e pelo Morro do Serrote até a Praia da Malhada, onde conhecemos a Pedra Furada.

No dia seguinte, último dia de permanência em Jericoacoara/CE, retornamos à Lagoa do Paraíso.

No dia 08/09/2011 (quinta-feira), inicamos o retorno da expedição, pernoitamos em Floriano/PI, no Hotel Rio Parnaíba. Na sexta-feira viajamos até Formosa/GO, nos hospedamos no Hotel Rio Preto. No sábado, retornamos à Matão/SP.

No total foram percorridos 6.737 km, passando pelo interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará.